Rede La Salle
Fale Conosco
Conheça as instituições de Educação Superior

Conheça os 5 elementos que comprovam a qualidade do EAD

Esteja atento ao que a instituição oferece e conquiste seu diploma de Ensino Superior. A qualidade da EaD pode ser uma dúvida frequente, mas neste conteúdo vamos te dar algumas razões para você conhecer melhor como funciona a modalidade.

A caminhada até o diploma muitas vezes começa com um sonho. Independente dos seus motivos, aqueles que optam pela modalidade à distância vivenciam o vínculo com a universidade principalmente fora da sala de aula.

Qualidade da EaD: elementos que comprovam a qualidade da modalidade 

1) Dados Oficiais 

O primeiro passo é identificar se a instituição de sua escolha tem autorização para ofertar cursos a distância. Para saber mais, é preciso consultar no site do Ministério da Educação (MEC). Neste portal, você tem acesso a informações de cursos, modalidades e avaliações da instituição.

2) Conceito educacional 

Além disso, de acordo com Mário Augusto Pool, Gestor Nacional de Educação à Distância da Universidade La Salle, para identificar a qualidade do EaD é preciso também olhar para as notas que a instituição recebe de acordo com avaliação do MEC.

“Por exemplo, os pólos presenciais da Universidade La Salle têm notas 4 e 5, enquanto o projeto pedagógico recebeu nota 5 e a Universidade como um todo possui média 4”, destaca. A nota máxima para todos os quesitos é 5.

3) Atendimento ao aluno 

Para Mário Augusto, a questão do atendimento é o que o aluno deve observar. “Ele está em um ponto fora dos muros da universidade, então ele precisa se sentir acolhido. O aluno necessita saber que no momento em que buscar um apoio ele vai ter alguém que responda”, explica.

Além disso, o gestor acredita que da mesma maneira como o estudante participa das atividades e aproveita o que foi preparado para as aulas, ele deve ter o apoio de professores, tutores, administrativos, assistentes e analistas. São estes profissionais que  estarão o tempo inteiro observando como que o aluno está caminhando na sua formação.

“O aluno que é bem atendido se sente acolhido e seguro para resolver qualquer tipo de problema, até porque ele sabe que pode contar com as pessoas. Quando o atendimento é ruim ele vai aos poucos perdendo não só o encanto, mas pode acontecer até mesmo abandonar o curso”, ressalta.

 

4) Infraestrutura virtual e física

 O estudante que escolhe a modalidade à distância deve ter a consciência de que a maior parte da sua caminhada será individual.

Por outro lado, haverá momentos em que ele deve se dirigir ao polo presencial. Independente da situação, a infraestrutura da instituição é um dos elementos mais importantes para a formação do aluno.

Segundo o Gestor Nacional de Educação a Distância da Universidade La Salle, um exemplo é a plataforma LEX (LaSalle Learning Experience), que foi desenvolvida dentro da instituição para melhor atender os alunos do EaD.

“Também temos hoje os professores da própria rede presencial trabalhando no EaD, são os mesmos que construíram os cadernos e os e-books”, garante.

Quanto aos polos presenciais, Mário Augusto explica que as escolas da Rede La Salle são utilizadas para receber os estudantes.

“Elas têm toda uma estrutura semelhante a de uma faculdade. Todas elas têm o espaço acadêmico, o de convivência, salas de aula, laboratórios de informática, ginásio, cantina, biblioteca, secretaria, auditório. Tudo isso está disponível para os alunos do EaD. O aluno vai entrar em um ambiente que é de educação”, pontua.

 O tutor do EaD tem um papel super importante nesse processo. Quer saber qual é? Clique aqui e saiba mais!

 5) Capacidade de gerar conhecimento

Conforme o gestor, uma Educação a Distância de qualidade tem o poder da relação crítica que cria nos alunos, que passam a ser multiplicadores.

“Por exemplo, um aluno que está numa sala virtual e estuda com pessoas do Brasil inteiro, abre discussões em um fórum ou um chat. Isso é de uma riqueza importante para poder discutir e ter outros pontos de vista, outras formas de descobrir como as coisas acontecem em lugares completamente diferentes daquele que ele está”, aponta.

Ainda, Mário Augusto destaca o processo cognitivo em constante desenvolvimento, como escrita, leitura e poder de abstração do conhecimento.

“O aluno do EaD tem uma facilidade de trazer temas que ele possa buscar tanto na literatura quanto na visão prática. Talvez ele seja um aluno que já está trabalhando. Ele aprende no EaD a fazer relações muito fortes com o que é teoria e com o que é prática”, enfatiza.

Neste conteúdo apresentamos os elementos que comprovam a qualidade do EaD. Caso ainda tenha ficado alguma dúvida, entre em contato com nosso time de especialistas prontos para te ajudar.

Mas, agora, se sua decisão já está tomada e você quer fazer um curso em EaD, então se inscreva no Vestibular da Universidade La Salle e, se tiver gostado desse conteúdo, compartilhe com seus amigos.



Faça sua inscrição
logo-lasalle-shield